Oráculo Africano

Oráculo Africano
Jogo de Exú

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Porque umbandices?

Na Umbanda como na vida, nada acontece fora (ou antes) de sua hora. Cansamos de ouvir dizer que Deus não derruba sequer uma folhinha da árvore se não for no tempo certo.  Depois de muito caminhar, conhecer, sofrer, bater com a cara nas portas e o desenvolvimento nas paredes, foi-me permitido essa missão Diária de falar e comentar sobre essa nossa Umbanda.  Sou um Zelador de Santos dos antigos, quase aposentado que tem a missão de passar para frente tudo que aprendeu, não só sobre o chão sagrado dos Terreiros, mas também sobre a vivência fora deles.
Escolhi o termo "Umbandices" pelo modo carinhoso e alegre, assim como eu acho que deva fluir nossa vida cotidiana.  Nesse blog quero relatar fatos verídicos, mensagens, brincadeiras... Quero colocar fotos das pessoas, de terreiros, de zeladores, de filhos de santo, de médiuns e de pessoas não menos importantes que nos ajudam a carregar essa Maravilhosa Bandeira. Estou e vou ficar sempre disponível para quem quiser tirar dúvidas, fazer perguntas,contar casos e histórias que acontecem dentro de um terreiro, sendo elas de entidades ou não. Quero também comentar sobre entidades e tudo que se relaciona ao místico, aos espíritos
 ao ritual umbandístico e a importância do conhecimento.
Pois é, chegou minha hora. Com muito Amor e Carinho dedico esse espaço aos guias que me orientam e as pessoas (amigos) que me incentivam, que seja muito útil a quem mais precisa e que Oxalá me de sua benção. Salve todo povo de Zambi....

7 comentários:

  1. Tio!!
    Adorei a iniciativa!! vai ser muito bom, continuar aprendendo e crecendo sob a luz dos seus conselhos e histórias!!!
    No que precisar, se eu estiver a altura de ajudar, estou à disposição!!
    Grande beijo (pra vc e pra Tata!!)
    E PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  2. Não conheço mto de umbanda e tenho mtas dúvidas. A começar pelas entidades, o q cada uma representa numa linha de trabalho ou q força manipula? Pq cada terreiro tem o seu comprimento? já q penso q entidades vivem juntas em outros planos, pq não acontece da mesma forma nos terreiros? pq algumas falam palavrões e outras não? pq da bebida e cigarro? Tb penso q espirito de luz não precisa buscar energia em coisas terrenas, dado a grandesa de sua luz... Acho q por enquanto é só....
    Achei a iniciativa mto boa, espero q ajude mta gente a esclarecer dúvidas... Parabéns....

    ResponderExcluir
  3. Com ressalvas, na minha opinião a umbanda é uma religião mto bonita, é só uma questão de entendimento mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Eduardo,que bom ter escrito, suas perguntas vão ajudar muita gente. Cada entidade numa linha de trabalho representa a Orientação Divina, ela é o elo entre Deus e o nosso merecimento. Elas manipulam as forças da natureza de acordo com o(a)Orixá que a rege. As entidades não vivem juntas em um só plano é de acordo com a Luz que tem, porisso umas falam palavrões e outras não.Quanto a bebida e ao cigarro, é puro ritual,não há necessidade é que tem gente que não acredita se não houver isso, assim como não acreditam em igrejas sem imagens de santos. O espírito é Luz, a Umbanda é simples e o Homem Inventa! Foi o que deu prá fazer em tão pouco espaço, um abraço do amigo JL.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sr. J.L, não sei como devo me refeir ao Sr. Fico mto grato e me sinto engrandecido qdo encontro pessoas simples mais q sem dúvida nenhuma carrega o amor incondicional dentro de si e passa esse amor a outros irmão de jornada, me sinto honrado de conhecer pessoas com tanta sabedoria e humildade, q Deus o conserve e vós pague pela bonadade e caridade feita.
    Ainda tratando do assunto entidades se me permite gostaria de saber a funçao de um P.V; caboclo, criança, exu entre outros... enfim a função de cada um dentro de uma gira, ainda não consigo entender por exe: o pq da incorporação de um caboclo logo após um boiadeiro e logo depois um ogum, sendo q no meu ponto de vista todos eles fazem o mesmo trabalho.... Gostaria de saber com qual finalidade cada uma das entidades trabalham e uma outra pergunta q mto me intriga é em relação aos irmão desencarnados que precisam de luz e esclarecimento, como se trabalha esse povo na umbanda? desde já agradeço pela vossa atenção e dedicação.
    se preferir me mandar artigos este é meu e-mail: edhvieira@yahoo.com.br
    obs: Penso como o Sr. a umbanda é simples o homem é q gosta de interferir nas coisas de Deus. Procuro o conhecimento para um dia ter talvez se a graça de Deus permitir conduzir um grupo a experiência de uma religião com fundamentos na simplecidade do amor, como deveria ser em todos os lugares. agradeço sua colaboração em meu caminho.
    um forte abraço
    Eduardo

    ResponderExcluir
  6. pensando sobre o assunto, se o cigarro e a bebida são coisas do homem, pq a entidade não rejeita?

    ResponderExcluir
  7. Amei Tio!
    Blogueiro agora, amoadorooo!

    Conte comigo para o que precisar, vou entrar aqui todo os dias pra aprender mais e mais com o melhor de todos!

    Te amo

    ResponderExcluir