Oráculo Africano

Oráculo Africano
Jogo de Exú

quinta-feira, 9 de junho de 2011

"GUIAS, FIOS DE CONTAS, KINGUELÊS"

São os colares usados pelos Zeladores, Padrinhos, Madrinhas e Médiuns dos Terreiros. Eles representam os Orixás e as Entidades, são a proteção contra as forças negativas que possam invadir a Gira ou qualquer trabalho espiritual, protegem também o corpo de quem os usa. Entre outras utilidades, podemos usá-las para fazer pedidos quando estamos desencorporados. Muitos médiuns acham lindo carregar várias no pescoço durante as Giras, se sentem importantes e poderosos, mas na verdade não sabem o quanto pesam, como devem serem feitas, o que elas significam e muito menos se podem ou devem usá-las. Os Baianos dizem sempre: "Quem não pode com mandinga não carrega Patuá"!!! Cada Casa ou Zelador exige as guias conforme seus costumes, mas na verdade não existe um padrão, se ela tiver sido feita de acordo com o que a Entidade pediu, fechada corretamente e cruzada, é válida e deve ser respeitada, se a pessoa vier de outra casa com costumes diferentes não tem problema nenhum,  pois caso seja obrigada a trocar poderá causar mágoa tanto na Entidade que pediu quanto na pessoa que se sacrificou para obtê-la. Os fios, as miçangas ou vidrilhos, as Firmas, as contas do rosário e outras coisas que compõe as guias (olho de Boi, olho de cabra, crucifixo, etc...) custam caro, como tudo hoje em dia e não devem ser desprezadas. O primeiro passo e mais importante é que a sua entidade ou a entidade chefe da Casa diga como sua guia deve ser feita e só cruzá-la após conferir se está do jeito que foi pedido.O segundo passo é não comprar nada que já esteja pronto, além de mais barato é importante que você mesmo monte a sua guia. O terceiro passo é que depois de pronta o seu Zelador(a) feche a sua guia pois existe um jeito certo de se fazer isso. Quanto ao tamanho não deve ser muito curta, pois se você precisar ajudar em algum trabalho, a guia deve ser suficientemente grande para que você a cruze no peito e ela não atrapalhe o que está fazendo. "Não é a quantidade de guias no pescoço que determina se você sabe o que faz ou não". Cada cor e cada detalhe de uma guia tem o seu porque, não é ir montando de acordo com o que lhe dá na telha não. " A UMBANDA TEM FUNDAMENTOS E É PRECISO PREPARAR ". Para maiores detalhes é só perguntar... Vou nessa que tá bom a bessa....Fui!!!

2 comentários:

  1. Existem várias pessoas que chegam a ter dores nas costas, pela quantidade de guias que ficam penduradas em seus pescoços. Mais parecem arvores de natal ambulantes.
    Há uma banilização quanto ao uso das guias e colares, tornou-se muito comum pessoas passeando nas ruas com suas guiam para fora, querendo demostrar um certo "poder".
    Uma coisas que as pessoas tem que entender é que quantidade não é qualidade. Mas o livre-arbítrio esta ai e devemos que respeitar.
    Parabéns, muito bom o texto.

    Rafael d'Ogum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, fico sempre feliz qdo encontro um comentário seu. Sempre que posso leio os seus textos e fico grato de ver que entre a gente há uma sintonia de pensamentos. Quem sabe qquer dia tenho o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Admiro as pessoas que como eu praticam a Umbanda para a Umbanda e pela Umbanda. Abraço do amigo João Luiz!!!!! Fui!!!

      Excluir